O que eu gostaria de saber quando comecei no marketing digital
Quando o assunto é tecnologia, internet e plataformas digitais é preciso estar antenado para as novas estratégias de marketing digital. De tempos em tempos são lançadas novas ferramentas que facilitam a vida do internauta.
No entanto, é preciso conhecer detalhadamente todas as funções, já que o sucesso de sua campanha depende principalmente do seu planejamento .
Mas afinal, você sabe o que é marketing? Resumidamente, o conceito define o conjunto de ações para divulgar um produto ou serviço e, estas estratégias são utilizadas a partir da análise dos seus consumidores. O marketing digital é um grupo de ações realizada por meio de plataformas digitais para promover o produto ou o serviço online.
Em primeiro lugar, é preciso identificar quem é o seu público-alvo. Se você tem uma empresa de anunciadores de alarmes para indústrias, pode não ser adequado o uso do Facebook, por exemplo. É preciso segmentar e compreender qual canal adequado para a sua mensagem. O mesmo exemplo vale para uma loja de roupas femininas, criar um perfil no Linkedin, ao menos que seja um grande varejista e que englobe outras áreas de atuação, a resposta é não.
O que queremos te dizer é que, não basta entender apenas os conceitos de marketing digital, a sua estratégia deve estar alinhada com os propósitos da empresa, produto ou serviço.
Por isso, muitas pessoas não alcançam o sucesso esperado no mundo digital, com as mesmas desculpas: Não tenho tempo. Onde devo publicar? Como conseguir mais seguidores? Como converter o meu lead em cliente? E, entre outras.
E a resposta não está nas inúmeras ferramentas que são disponibilizadas para auxiliar no seu trabalho. Na verdade, é a sua estratégia aliada ao seu conhecimento sobre o tema, que guarda o segredo do sucesso.
Se você tem site, como está o conteúdo? É um texto atrativo? Você faz uso de técnicas de SEO para otimização nos motores de busca ? Se você ficou em dúvida na hora de responder estas perguntas, então está na hora de rever o seu site.
Por que insistimos nisso? Hoje, o uso de palavras-chave utilizadas de maneira inteligente em um texto, permite que o seu conteúdo seja visualizado nos principais sites de busca, quando uma pessoa procurar pelo o assunto. Para que você possa entender, vamos exemplificar: você está comercializando um e-book com o título “Vencendo a ansiedade”, se você produzir um conteúdo repetindo esta palavra-chave, seu site pode ficar melhor posicionado, melhorando a sua visibilidade, fazendo com que ele tenha mais acessos.
Outra dúvida que paira é sobre a gestão das redes sociais. É comum ouvir, eu tenho uma fanpage, mas não consigo alcançar mais seguidores. Além do conteúdo de qualidade e a periodicidade das postagens, você já tentou utilizar os anúncios patrocinados?
O mesmo vale para o Instagram, que possui o mesmo serviço para a divulgação paga. Nesse tipo de mídia você também pode utilizar as hashtags que é uma ótima opção para alcançar o público, mas se isto não for o suficiente, a compra de seguidores é outra estratégia para garantir o alcance do objetivo. Adquirir um número de perfis para seguirem a sua página, é a garantia que a mensagem será transmitida.
No entanto, mais do que quantidade é preciso qualidade. Não basta ter um grande número de seguidores e curtidas, se o público não é o ideal e, aqui voltamos ao assunto público-alvo que falamos no início.
As redes sociais são grandes aliadas como estratégias de marketing digital, pois além das ferramentas de divulgação, elas possuem outras funções, dentre elas estão as métricas. Como sei que estou sendo visto? Aqui esta a resposta, as funções possibilitam acompanhar o desempenho do perfil da sua empresa. É possível identificar: o número de impressões, alcance das suas publicações, quem são os seus seguidores e quais as principais publicações que tiveram o maior número de visualizações.
Tá, mas agora você pode estar se perguntando, se realmente há necessidade de postar em redes sociais. Ok, não há problemas, como dissemos anteriormente, o marketing digital consiste em um conjunto de ferramentas que irão auxiliar na divulgação do seu produto ou serviço na internet.
Então que tal utilizarmos os links patrocinados nos sites de busca? O serviço é pago, e é criado a partir de um link que geralmente leva o internauta para a página da sua empresa, e o uso de palavras-chave. Vamos ao exemplo: você tem uma empresa de limpeza e quer criar um anúncio patrocinado, então escolha algumas palavras que farão com que a pessoa chegue ao seu anúncio (limpeza, diarista, higienização e etc), alinhadas a uma boa estratégia de lance e pesquisa de palavras chave. Assim, ao digitar os termos que constam na campanha nos motores de busca, o seu anúncio irá aparecer na primeira página, e você só pagará por visualização ou pelo clique.
Por isso, se você mesmo faz a gestão do conteúdo e todas as atividades de marketing de sua empresa, é importante levar em consideração algumas dessas dicas. Claro, que antes de qualquer publicação, é preciso planejamento! São questionamentos que você deve fazer e colocá-los no papel: Qual é o meu objetivo? Quem é o meu público-alvo? Qual é o resultado esperado? E o que o meu produto ou serviço pode oferecer ao cliente?
É fato, as pessoas ficam conectadas na maior parte do tempo, seja nas redes sociais ou até mesmo em sites de busca, e-mails, blogs, e entre outros. E, oferecer o conteúdo relevante ao alcance dos olhos, é uma ótima estratégia, além de ser prático e versátil.
Claro que, existem outras maneiras para que você tenha sucesso na internet , e estamos te apresentando uma prévia do que você pode fazer quando o assunto é marketing digital.
Talvez este post não te diga tudo o que você precisa saber sobre o tema, mas o investimento dessa ferramenta na sua empresa é com certeza uma garantia de sucesso.
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