Marketing Digital, porque sua estratégia está falindo?
O marketing digital é um grande aliado das empresas quando o assunto é se relacionar com o público-alvo na internet. Há inúmeras estratégias que podem garantir o sucesso do seu negócio, seja a divulgação nas redes sociais, na produção de marketing de conteúdo ou até mesmo nas técnicas de Inbound Marketing, por exemplo. No entanto, é preciso estar atento aos resultados e na análise dos pontos que devem ser revistos.
Por isso, vamos te apresentar os três principais motivos que podem levar o seu planejamento à falência e claro, se isto já estiver acontecendo, vamos te ensinar como reverter esta situação.
Primeiro motivo: Não dar importância ao conteúdo
Em primeiro lugar, vamos falar sobre conteúdo! Não importa se você realiza as postagens nas redes sociais ou tem um blog corporativo, é preciso atentar-se ao tipo de conteúdo personalizado apresentado à cada tipo de público.
Você sabia que, quando a qualidade dos textos é deixada de lado, os resultados negativos surgem rapidamente? Você perde seguidores, recebe críticas publicamente e deixa de ser referência na matéria abordada.
Além disso, lembre-se que as pessoas são bombardeadas diariamente por diversos assuntos, e o que pode te diferenciar dos demais está justamente na relevância e na clareza do tema abordado. Você tem que atrair o seu leitor, e para isso, é necessário transmitir uma mensagem simples e de fácil entendimento.
Siga um cronograma estratégico
Ainda falando sobre conteúdo, temos a periodicidade. É preciso ter um calendário, inclusive com os horários em que as postagens serão disponibilizadas. Se você tem uma fanpage no Facebook, por exemplo, saiba que um dos sucessos para uma página atrativa é justamente a inserção de conteúdos de qualidade e claro, diariamente.
O seu conteúdo precisa ser diferenciado dos seus concorrentes e dependendo do seu público-alvo, não adianta disponibilizá-lo uma vez ao mês ou nas madrugadas, onde o alcance geralmente é menor. Existem várias ferramentas que irão analisar e te indicar o melhor período para esta ação.
Ter ou não ter um blog?
Se você ainda não tem um blog, então é melhor repensar a sua estratégia. O canal de comunicação permite uma relação mais próxima com o público, além da oportunidade de fidelizar o cliente, através de textos atrativos e na disponibilização de e-books sobre a sua solução. Além disso, um conteúdo de qualidade utilizando técnicas de SEO vão alavancar a sua empresa nos resultados orgânicos dos buscadores (Google, Yahoo e Bing).
Outra forma de fidelizar o seu público é investir em Landing Pages. A Landing Page é uma página única de conversão, que tem como objetivo capturar informações e tornar o visitante em lead. Isto acontece através de formulários, ofertas ou até mesmo, através de um anúncio.
Mas, como essa técnica pode funcionar para o meu negócio? A resposta é simples e se dá na conversão de leads, que futuramente podem se transformar em clientes. Um bom conteúdo pode gerar credibilidade e confiança no visitante que, ao ver o seu site como referência, deixa suas informações e futuramente, realizar uma compra.
Na hora de criar o seu conteúdo, invista em qualidade e diferenciação. Revise os textos quantas vezes achar necessário, e não se esqueça que a linguagem abordada, além da forma como o tema é exposto, podem garantir ou não a venda final.
Segundo motivo: Não está nutrindo e gerenciando leads
Um dos principais motivos do uso das técnicas de marketing digital está na geração de leads e na conversão de novos clientes. Mas, muitas vezes, sem o conhecimento e na ansiedade para novas vendas, a estratégia é aplicada erroneamente.
Atualmente, existem várias ferramentas que podem realizar este trabalho automaticamente, mas se este não for o seu caso, a busca por novos negócios deverá ser realizada manualmente, o que demandará tempo, organização e olho clínico para identificar o que é relevante para o seu negócio.
Além disso, a estratégia para a conversão de leads deve fazer parte do seu planejamento, ou seja, quantas novas vendas devem ser gerar em um mês? Se os seus planos estão no alcance de 100 novos clientes e o seu time de vendas é capaz de alcançar 50% desses números, logo ficará por conta da ferramenta de marketing digital, a geração de 200 leads qualificados, para que no final você obtenha 100 novos consumidores – claro que estes números são um exemplo, não uma regra.
E lembre-se: marketing digital e vendas devem trabalhar em conjunto para o alcance dos resultados e para isso, invista na distribuição de conteúdo – assim como havíamos abordado no tópico anterior – através de e-books ou até mesmo de whitepapers (artigos de 5 a 12 páginas baseados em pesquisas de dados).
Terceiro Motivo: Você está analisando os resultados do marketing digital?
Como você analisa a performance dos seus resultados? A sua estratégia é ideal para o seu negócio? Você está alcançando as metas fixadas do planejamento?
Se você ficou em dúvida na hora de responder estas perguntas, então talvez você não esteja realizando adequadamente a análise dos resultados.
E o quão importante é isto? Realizar estas medições vai te ajudar a entender onde as suas ações podem melhorar. As métricas vão indicar quais são as publicações mais relevantes, quais obtiveram mais cliques e claro, quais atraíram novos clientes.
Portanto, faça análises diárias, semanais e mensais e entenda que, os indicadores não devem ser utilizados apenas no mundo digital e sim, no marketing como um todo. A leitura dos dados em tempo real possibilita mudanças necessárias e pontuais nas campanhas com o objetivo de otimizar os resultados de acordo com o perfil de seus consumidores.
Outro benefício na análise dos resultados se dá no planejamento de marketing digital. Através dos dados é possível identificar o melhor investimento e quais são as ferramentas que devem ser incluídas no próximo plano.
Estas técnicas valem desde os anúncios pagos, o alcance nas redes sociais, no tempo gasto na visitação do site e nas taxas de conversão do funil de vendas, ou seja, quando os leads se tornam potenciais clientes.
Reavalie sua estratégia de marketing digital e aplique esses princípios em cada etapa. Se preciso, comece tudo novamente, mas não persista em estratégias erradas. O marketing digital é a maneira certa para trazer resultados para a sua empresa, desde que, feito corretamente.