No universo da tecnologia, o marketing digital é a ferramenta ideal para a divulgação de produtos e serviços na internet. Assim, novas técnicas e siglas estão sempre surgindo, mas afinal, você sabe o que elas significam?

Para obter o sucesso nas ações de marketing digital é preciso domínio do assunto e claro, engajamento para tornar o seu produto ou serviço popular nas redes sociais e o ranking dos buscadores.

Então, que tal conhecer algumas palavras que são mais utilizadas dentro das estratégias de marketing?

ABC do marketing digital

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Adwords

Se você tem uma empresa ou até mesmo um e-commerce, já deve ter ouvido falar no termo Adwords. Pois é, a ferramenta de publicidade desenvolvida pelo Google é a possibilidade de obter anúncio patrocinado de sua empresa, nas primeiras páginas do site de busca. Os anúncios são exibidos através da utilização de palavra-chave, que automaticamente te levam à página de referência.

Outra forma de divulgação está na utilização de banners e vídeos em diversos sites parceiros do Google. Aliás, você sabia que a maior fonte de renda do site de busca está justamente nesta ferramenta? Muitos anunciantes procuram este tipo de anúncio, já que o resultado de desempenho aumenta, quando incorporado principalmente em blogs.

Realmente, os resultados são comprovados.

Analytics

Ter um website no ar e atualizado é um dos passos importantes para o início da sua estratégia de marketing. Afinal, uma empresa que não tem um endereço eletrônico, atualmente foge dos padrões de tecnologia, e você não quer ficar para trás, não é? No entanto, como saber se o conteúdo da minha página é relevante? Quem são os maiores visitantes e quantos cliques recebo mensalmente no meu site?

Todas essas respostas você pode conseguir no Google Analytics que consegue te dar todas estas informações em tempo real.

CTA ou Call to action

Em português, a chamada para ação é um convite para que o usuário possa executar uma ação na página. Geralmente, esta técnica é utilizada através de botões, links e banners. Uma das estratégias para atrair os cliques está justamente na utilização dos termos: clique aqui, curta ou baixe agora!

Copywriting

O termo consiste na elaboração de textos com escrita impecável, e que podem ser adaptados para inúmeras plataformas e claro, em várias formas de comunicação, com o único objetivo: convencer alguém a uma ação, seja clicar em um link ou até mesmo realizar o download de um e-book, por exemplo.

KPI (Key Performance Indicator)

Toda e qualquer estratégia de marketing deve ser mensurada. Assim, o KPI é a utilização de indicadores-chave de performance que são na maioria das vezes, selecionadas pela empresa e, sua função se dá, na análise do alcance de suas metas. O seu monitoramento vai indicar o desempenho de suas ações dentro do universo do marketing digital.

Inbound Marketing  

A nova estratégia de marketing pode ser definida como a oferta de conteúdo gratuito na sua página. A criação de conteúdo relevante ao seu negócio é a forma criativa de conquistar novos clientes e, aumentar as vendas. As quatro etapas consistem na atração, conversão, fechamento e encantamento do usuário. O ciclo de conquista do cliente se dá na definição da persona, ou seja, o público-alvo que irá comprar o seu produto, a análise do ciclo de compra, que consiste na análise de como cada usuário passa por este processo, a personalização do seu conteúdo, uma vez que você já conhece o seu público, então agora sabe as suas preferências e na divulgação em multicanais: os seus clientes acessam mais o Facebook ou blogs de assuntos específicos? É preciso entender quais são os canais que te levarão no alcance das pessoas certas e, consequentemente no aumento de leads.

Outbound Marketing

O outbound marketing é a utilização da ferramenta para divulgação e captação dos clientes de forma direta. Neste caso, são as estratégias de marketing tradicional, como por exemplo, panfletagens, outdoor, anúncios de TV, e o próprio Adwords.

Geralmente as mídias de uma ação de outbound são mais caras e abrangem vários tipos de público, porém, a estratégia aqui é levar o seu produto ou serviço até o cliente, e é aí a principal diferença para inbound marketing, cujo objetivo é fazer com que o cliente chegue até você.

Landing Page

A página de conversão nada mais é que a criação de um conteúdo específico e disponibilizado através do site, por exemplo. Com certeza, você já deve ter se deparado com uma página que o conduziu no preenchimento de um formulário ou até mesmo na inscrição de uma webinar. A ferramenta de ação, geralmente é apresentada mais clean, do que a homepage de um site normal, justamente para chamar atenção do usuário ao preenchimento do formulário.

Link Building

Esta estratégia é umas das mais desafiadoras, tudo porque, consiste no trabalho de conseguir links para o seu site ou página. Outros sites divulgam o seu endereço e, consequentemente, o alcance de mais relevância na web e nos sites de busca. Os buscadores contam a qualidade e quantidade de backlinks que sua página tem como indicações, e isso torna seu site melhor posicionado.

ROI

A sigla para Return on Investment, que em português significa o Retorno sobre Investimento, trata-se da análise entre o dinheiro ganho ou perdido, quando o assunto é o investimento em marketing digital. Mais do que a leitura sobre o impacto no público-alvo é preciso identificar o quão relevante está sendo as ações de marketing de conteúdo, e quanto está ajudando a trazer novos clientes, por exemplo.

SEO ou Search Engine Optimization

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Como o próprio nome já diz é a Otimização do Site para Buscadores, por meio de técnicas que tornarão a sua página web melhor posicionada nos resultados de pesquisa orgânica no Google, Bing, Yahoo e etc.

Se você investir em algumas ações de SEO como, site com baixo tempo de carregamento, publicação de muito conteúdo, possuir muitos backlinks, melhorar a estrutura HTML, os buscadores vão entender melhor o seu site, isso fará com que o seu posicionamento melhore, e consequentemente aumentará as conversões da sua página web.

Agora ficou mais fácil compreender os termos técnicos, que tal aplicar essas técnicas em suas ações de marketing digital?

Boa sorte!