Com a era digital, a competição por visibilidade se tornou mais acirrada e, quanto mais as tecnologias e ferramentas de marketing evoluem, mais os empreendedores precisam se atualizar para se destacar da concorrência. Hoje, quando falamos em visibilidade no meio digital, é impossível não se falar em SEO (Search Engine Optimization) e em seus benefícios.

Mas afinal, como o Google funciona?

Antes de falarmos do que é o SEO, você precisa entender melhor como o Google funciona. Quando entramos em um site, vemos o seu visual, textos e vídeos, mas os robôs do Google (os Googlebot) vêm de outra forma. De forma resumida, o Googlebot lê o seu site através dos textos e códigos que ele contém, e com base nos fatores internos (código do site) e externos (Link Building e histórico do usuário) ele define quais são os resultados mais qualificados para uma busca específica.

O que é SEO e como começar a utilizá-lo?

Com isso, podemos compreender que o SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias e boas práticas que otimizam um site para os buscadores, resultando assim em um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Em uma época onde menos de 10% dos usuários passam da primeira página do Google em uma pesquisa, se torna imensurável o benefício de um bom posicionamento. Um site que ocupa as primeiras posições de uma pesquisa tem muito mais chances de alcançar o seu potencial cliente.

Se você já sabia ou acabou de descobrir essas informações e ainda não utiliza o SEO no seu site, saiba que você está perdendo vendas. Mas, não se preocupe! Vamos te mostrar agora 5 regras de ouro do SEO que ninguém te contou para começar a utilizar hoje mesmo e melhorar o posicionamento do seu site.

 

  1. URL’s Amigáveis

Uma das estratégias mais importantes do SEO para melhorar o posicionamento do site é utilizar uma URL amigável. O termo é autoexplicativo, mas resumindo o seu significado, URL amigável nada mais é do que um link simples, que define de forma objetiva o assunto da página – para o usuário e para o mecanismo de busca.

Para entender melhor o que é uma URL amigável, veja o exemplo abaixo:

URL comum: www.vivapixel.com.br/p=?mar-kjf-0429

URL amigável: www.vivapixel.com.br/nossos-servicos

Essa prática é importante porque, como vimos anteriormente, o Googlebot leva em conta somente as informações escritas de um site, dessa forma, uma página que traz em seu link a definição clara do assunto é melhor compreendida por esse mecanismo.

 

  1. Otimização de Imagens

A otimização de imagens é outro ponto fundamental das boas práticas de SEO. Na hora de otimizar suas imagens você deve levar em conta três fatores: o title, o alt e o tamanho da imagem.

O title e o alt dizem respeito ao código da página, como o Googlebot não vê uma imagem, a forma dele entender do que ela se trata é através dessas duas tags. Já o tamanho da imagem é relacionado ao tempo de carregamento da página, que é um dos critérios utilizados pelo Google no ranqueamento de páginas. Imagens muito pesadas deixam o carregamento do site mais lento e prejudicam o seu posicionamento.

  1. Link Building

Essa também é uma estratégia que traz muitos resultados para o SEO do seu site. O Link Building consiste em construir links externos apontando para o seu site, isto é, um link em um post de um blog ou em uma página de um site que direciona o usuário para o seu site.

Ao realizar essa estratégia é importante lembrar que nem todas as indicações tem o mesmo peso para o Google. Ao avaliar os links que apontam para o seu site, o Googlebot irá levar em conta a relevância dos sites que fazem essa indicação e definir o peso que cada uma tem no seu posicionamento.

  1. Sitemap.xml

Além do código HTML que é fundamental para que o Google e outros mecanismos entendam o seu site, existe mais uma forma de tornar o site ainda mais compreensível para os buscadores: o sitemap.xml.

Essa estratégia nada mais é que um arquivo XML usado como um mapa que define qual a estrutura do site, tornando mais fácil o entendimento de quais são as páginas prioritárias, a ordem que o site segue e as páginas que devem ser indexadas pelo Googlebot.

  1. Meta description

Quando você realiza uma pesquisa no Google, a estrutura dos resultados tem sempre a mesma base de um título, link e um pequeno texto abaixo. Esse texto descritivo é chamado de Meta Description que deve ser utilizado para uma breve descrição da página linkada.

Apesar de em 2009 o Google ter esclarecido que o meta description não era um critério para o ranqueamento de sites, o meta description ajuda o usuário a entender do que a página se trata antes de acessá-la, de forma mais aprofundada que um título. Além disso, a palavra chave utilizada na pesquisa fica em negrito, destacando o resultado com o termo utilizado pelo usuário.

Agora que você já sabe 5 regras de ouro do SEO totalmente práticas e aplicáveis, não deixe de realizá-las hoje mesmo no seu site e melhorar o seu posicionamento. O SEO é um trabalho gradual e a longo prazo que traz grandes resultados, então quanto mais cedo você começar, mais rápido você verá retorno desse trabalho.

Além disso, se você precisa de ajuda para melhorar ou aplicar essa e outras estratégias de marketing na sua empresa, a nossa equipe está disponível para te ajudar a alcançar mais resultados através do marketing digital.