Loja Virtual: O segredo das empresas de sucesso
Como algumas lojas virtuais conseguiram tanto sucesso? Preparamos algumas dicas que respondem a essa pergunta para que você alcance ótimos resultados com a sua loja virtual.
Em primeiro lugar, se você tem uma loja virtual ou pretende montar uma, saiba que há uma estrutura completa por trás. Para este tipo de canal de venda, além de uma página clean e com boas fotos do produto é preciso ter atendimento simultâneo e uma equipe que possa tirar as dúvidas, em tempo real. Neste caso é preciso disponibilizar vários canais de relacionamento com o cliente: telefone, e-mail, chat e redes sociais, são os mais populares.
Para os grandes varejistas que investiram no mercado tecnológico, manter um negócio na internet requer uma equipe exclusiva que vai desde profissionais de tecnologia – que devem estar disponíveis em tempo integral, no caso de falhas na página – além de logística, estoque e marketing, aliás esta última área, é um dos segredos de sucesso.
E mesmo com esta estrutura, o grande desafio está na oferta de preços competitivos. Afinal qual é a vantagem em comprar pela internet, se não for pelo preço? Claro, que a comodidade de adquirir o produto em apenas um clique, é fator decisivo na hora da compra, mas também devemos considerar o frete e o prazo de entrega, que nem sempre é assim tão em conta.
Uma forma econômica de garantir o melhor preço está na estratégia de contar com o estoque de fornecedores. A técnica drop shipping, vem ganhando espaço, pois as lojas não possuem um estoque próprio e, com isso conta com parceiros que enviam diretamente o produto ao consumidor ou enviam aos marketplaces, que ficam responsáveis por embalar e enviar o produto ao cliente final. Outra maneira de garantir a mercadoria no prazo estipulado, está na oportunidade da retirada em unidades físicas das lojas.
Já para as lojas que possuem estoque, como farmácias, por exemplo, o sistema automatizado deve garantir que o número de itens sejam os mesmos disponibilizados para a compra.
Além do bom preço e do comprometimento na hora da entrega, outro segredo está na divulgação. Um site atrativo faz com que o cliente não esqueça da sua página e a presença nas redes sociais, além de ser um ótimo canal de comunicação é sinônimo de uma ótima estratégia de marketing digital.
Falando em marketing digital, neste caso, as técnicas de abordagem ao cliente, através das ferramentas que envolvem conteúdo, promoção e anúncios também se encaixam neste perfil.
É comum nos depararmos com e-mails de promoções e campanhas com anúncios constantes e esta prática é o que gera a relação de lealdade com o internauta, já que ele sabe que frequentemente receberá um newsletter promocional e honestamente, ele espera por isso.
Grandes varejistas elegem os dias para determinadas promoções, por exemplo: As terças-feiras é dia de promoção de aparelhos eletrônicos, e isso fideliza o cliente, já que ele pode adiar a compra, para a data em que o site promove os melhores descontos.
A apresentação do produto, informações detalhadas e avaliações de outros clientes são pontos culminantes na hora de decisão da compra. E por isso, a equipe deve atentar-se a resolver os problemas o quanto antes, já que o nível de confiança e o tempo de resposta para as reclamações, devem ser solucionadas, no menor tempo possível. Neste caso, o investimento em um call center para filtrar as chamadas é uma ótima opção.
Marketing digital é essencial!
Outra estratégia de alto potencial está no investimento em ações de marketing digital para alavancar o seu negócio. A produção de conteúdo, ao contrário do que muitos pensam, pode influenciar no poder de compra. Bons artigos, como um comparativo de produtos, podem levar o cliente ao seu loja virtual. Mas para isso, é importante definir a persona, com a qual você irá se comunicar.
Antes que você se pergunte o que é persona, te explicaremos brevemente. O termo é utilizado para a criação de um perfil do seu público-alvo, mas atenção, não confunda como definição de perfil do cliente. Neste caso, você vai idealizar uma pessoa específica e, procurar a melhor forma de interagir, abordando assuntos pertinentes ao seu estereótipo.
Além de dados como faixa etária, gênero e profissão, é preciso considerar o estilo de vida, interesses pessoais e até mesmo as dificuldades, ou seja, se você tem uma loja voltada para produtos masculinos, é preciso “falar” a linguagem dele e corresponder à expectativa do seu cliente. Dessa forma, é possível produzir conteúdos mais direcionados e eficientes.
Um bom exemplo disso é a loja virtual Kanui. A loja está entre as cinquenta maiores lojas virtuais do Brasil e tudo começou em uma sala de 20 metros quadrados em São Paulo. Hoje, eles utilizam diversas estratégias e entre elas, a análise minuciosa do comportamento do consumidor e desempenho das campanhas de marketing digital.
Outro segredo das empresas de sucesso na internet está na fidelização do cliente, através de programa de pontos ou dos programas de fidelidade. É comum recebermos por e-mail, um código de desconto, para ser aplicado no final da compra de determinado produto ou até mesmo para futuras aquisições. Algumas lojas, geralmente no ramo de estética e beleza, apostam no envio de amostras grátis junto com o pedido, o que permite conhecer mais sobre o produto e influenciar positivamente na próxima compra.
Aproveitar as datas comemorativas para o lançamento de um produto ou de uma promoção não é exclusividade do mundo virtual, no entanto, é muito mais efetiva, quando o site decide categorizar os produtos através de uma faixa de preço. Pensando na facilidade e na disponibilização de tempo para esta ação, o cliente sabe exatamente o que precisa e isto facilita na navegação do site e garante a compra.
A segmentação do cliente é outra forma de garantir o sucesso nas vendas. Quem nunca visitou um site e, logo depois recebeu um e-mail oferecendo novas promoções sobre o produto? Não é mágica, e sim uma ferramenta que analisa a intenção de compra do usuário e, após o cruzamento de informações de cadastro, lhe enviará ofertas diferenciadas de um determinado produto.
E, pensando no cliente é que grandes empresas alcançaram o sucesso no universo dos pixels, já que o investimento deve ser redobrado, uma vez que não existe o poder de barganha, como acontece nas lojas físicas.