OKR – Como gerir um time focado em resultados para sua empresa
Você quer ver a sua empresa crescer exponencialmente e de forma metrificável? O que você tem feito hoje, na prática para alcançar esse objetivo e além disso, ajudar a sua equipe a lutar por ele junto com você?
Nós sabemos que não é tão fácil quanto parece.
A gestão estratégica e o alcance de objetivos são grandes desafios tanto para o profissional quanto para o empreendedor. Por isso, é fundamental que a sua empresa invista em soluções estratégicas para atingir o sucesso de forma sustentável. E para isso, o método empresarial OKR, pode te ajudar.
O que é OKR?
Antes de explicarmos como ele pode lhe ajudar, é importante saber o que é um OKR.
Objectives and Key Results ou traduzidos literalmente seriam Objetivos e Resultados-chave é um método para gestão de metas para empresas que se baseia em estabelecer objetivos e os resultados-chave para alcançá-los.
De forma prática, os OKR´s fundamentam-se em estabelecer objetivos claros, específicos e atingíveis e definir resultados-chave, isto é, metas que precisam ser atingidas e realizadas para que a empresa alcance este objetivo.
Como esse método pode me ajudar a gerir um time focado em resultados?
Em 2012 o Google desenvolveu um projeto de pesquisa chamado Projeto Aristóteles, que tinha o objetivo de analisar porque algumas empresas cresciam e se desenvolviam tão bem e outras não.
Em 2016, o New York Times publicou um artigo falando sobre algumas considerações sobre essa pesquisa, e a Julia Rozovsky, gerente de análise de pessoas do Google afirma que clareza nos objetivos da empresa é uma das cinco características principais de uma equipe de sucesso.
A pesquisa aponta que “garantir que as equipes tenham metas claras e criem uma cultura de confiabilidade” é fundamental para o sucesso da empresa
Tendo um objetivo claro e metas específicas para alcançá-lo, se torna bem mais fácil para a sua equipe entender para onde estão caminhando e se sentirem engajados com esse propósito.
Um empreendedor capaz de desenvolver e aplicar um bom planejamento estratégico é aquele que sabe estabelecer objetivos e instruir a sua equipe a melhor maneira de alcançá-los.
Como eu aplico o OKR na minha empresa?
1. Estabeleça metas claras para os objetivos da sua empresa
Uma das formas mais conhecidas de aplicar o OKR na sua empresa é através da fórmula de Doerr, criada por John Doerr, um dos investidores do Google. Tal solução é capaz de organizar e demonstrar os objetivos e resultados-chave da empresa de forma mais clara e didática.
A fórmula tem como finalidade ajudar o time dentro do processo de criação dos objetivos, que são criados na primeira parte da fórmula, como vamos exemplificar abaixo. Já as metas devem ser mensuráveis e são estabelecidas na segunda parte da fórmula.
A fórmula é a seguinte:
Eu vou…
Medido por…
De forma prática, seria:
Minha empresa vai Aumentar a qualidade da nossa abordagem de vendas
Medido por ao menos duas reuniões mensais sobre técnicas de vendas
Medido por criar um documento do processo de vendas e recomendações das práticas realizadas
Essa é uma maneira simples e eficaz de estabelecer as OKRs da sua empresa.
2. Aplique
Depois de estabelecer os objetivos e resultados-chave, é necessário que o time desenvolva essas metas de acordo com as funções e habilidades de cada um, tarefas e responsabilidades que ajudem a sua empresa a alcançar as metas e, consequentemente, seus objetivos.
Por fim, estabeleça os responsáveis por cada meta dentro das funções que as pessoas já desempenham no dia a dia da sua empresa. Vamos aos exemplos para visualizar a utilização do método na prática:
EXEMPLO 01 – VENDAS:
OBJETIVO: Aumentar as receitas recorrentes da empresa
META 01: Alcançar a receita recorrente (R$ MRR) de R$ 100k
META 02: Aumentar as taxas de upsell de X% para X%
META 03: Reduzir as taxas de cancelamento (Churn) em X% ao mês
EXEMPLO 02 – MARKETING:
OBJETIVO: Aumentar o número de leads qualificados
META 01: Aumentar em x% o volume e densidade dos conteúdos publicados
META 02: Criar 5 novos funis de nutrição de leads para o blog
META 03: Fazer 4 Webinars por mês para o público- alvo
3. Acompanhe
Para garantir a eficácia da utilização do método OKR se ele não for acompanhado de maneira recorrente. Recomenda-se que sejam feitas reuniões de acompanhamento trimestral das metas, mas isso irá variar de acordo com os seus objetivos.
Uma meta mensal como aumentar a base de leads por semana, precisa ser analisada mensalmente em reunião, uma meta anual como um novo posicionamento digital da empresa, pode ser acompanhado trimestralmente. Cabe ao gestor ou ao responsável pelo marketing da empresa definir qual a melhor forma de acompanhamento.
Para ajudar na aplicação dessa metodologia na sua empresa é preciso implementar a cultura do relatório. Onde os responsáveis dentro do processo, independente da hierarquia estabelecida, realizem um relatório escrito com todos os pontos conquistados até o momento, se necessário, é preciso que seja adicionado ao relatório os motivos que impedem a equipe de alcançar o objetivo.
Dica Bônus: Tenha um plano de marketing para o crescimento da sua empresa
Como falamos no início, o crescimento exponencial de uma empresa de forma sustentável não é tão fácil quanto parece, utilizar o método OKR para o desenvolvimento da equipe interna trará resultados imprescindíveis para a empresa, mas ainda não é o todo.
Toda empresa precisa ter um planejamento estratégico de marketing com o posicionamento e as ações da empresa bem estabelecidos e gerenciados. Isso precisa ser feito de forma profissional e planejada, para que a sua empresa alcance seus objetivos.
A aplicação do OKR associado a um planejamento estratégico de marketing trará o crescimento de dentro para fora, de forma significativa e saudável.
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