8 curiosidades que você não sabia sobre o Google
Com certeza absoluta você conhece a maior plataforma de pesquisas da internet. Google é o “dicionário” e a “lista telefônica” dos dias atuais, qualquer dúvida que você tem em determinado assunto, imediatamente recorre ao mecanismo de busca que apresenta inúmeros resultados, em tempo real.
O site foi idealizado pelos norte-americanos Larry Page e Sergey Brin em 1996. A ideia surgiu em uma tese de doutorado desenvolvida para a Universidade de Stanford, no entanto, o projeto só saiu do papel em 1998 com a fundação da empresa, porém o registro do domínio google.com ocorreu no ano anterior.
O Google, no último trimestre de 2016 registrou um lucro líquido de US$ 4,87 bilhões, porém o que você não sabia, é que a empresa investiu inicialmente 100 mil dólares, e naquela época alcançou a marca de 25 milhões de páginas da internet.
Quer conhecer um pouco mais sobre uma das maiores plataformas de sucesso no universo tecnológico? Então vamos te contar 8 curiosidades sobre o Google.
1. Origem do Nome
O nome Google vem da expressão Googol, que representa o número 1 seguido de cem zeros e acredite, o logo da empresa foi criado por uma brasileira, Ruth Kedar, em 1999. Na época ela era professora de design gráfico em uma faculdade dos EUA, quando recebeu uma solicitação de um aluno (Larry Page), um dos idealizadores da plataforma google. As cores foram inspiradas no sentimento de novas descobertas e, por isso, a matiz de tonalidades alegre continua até hoje.
2. HD de Lego
Você não leu errado, é isto mesmo! O primeiro disco rígido de 40GB era feito de lego. Os dados eram armazenados no HD colorido e a sua escolha se deu, justamente, por que na época, o foco era o custo-benefício. E quer saber as cores? Sim, se você pensou nas tonalidades: amarela, verde, azul e vermelha que formam o logo, acertou.
3. Não seja mau!
Uma das regras do código de conduta da empresa: não seja mau, faz parte do projeto que incentiva os seus colaboradores a atuarem de acordo com as mais rígidas normas éticas e morais. A frase fez tanto sucesso entre eles, que se tornou o slogan da empresa e pré-requisito de contratação. O Google foi considerado o 4º melhor lugar do mundo para se trabalhar, e atualmente, gera mais de 26 mil postos de trabalho, além de possuir diversas empresas dentro do grupo: YouTube, Motorola e Android são algumas delas.
4. Funcionários e seus projetos.
Dentro da Google os funcionários têm direito a utilizar 20% do seu tempo com projetos pessoais, isso faz com que a criatividade esteja mais presente no dia a dia da empresa, e já resultou em resultados internos, como por exemplo o Orkut e o Google News.
5. O uso das Aspas na hora da busca
Você sabia que ao colocar duas palavras entre aspas, a busca no Google será realizada somente através da palavra-chave. O site irá apresentar todos os sites em que o termo “marketing digital” aparecerá por completo, por exemplo. Outra dica importante está na busca de palavras na mesma frase, digite “marketing*conteúdo” e o resultado será marketing de conteúdo.
6. Google na versão dicionário
Se você é daqueles que recorre ao Google na hora da dúvida, vai gostar dessa curiosidade. Basta utilizar a palavra “define” antes da palavra que você irá pesquisar. Por exemplo: “define: marketing”.
7. Serviço de Mapas
A ferramenta permite explorar vários pontos de referência ao redor do mundo, além de visitar lugares como pontos turísticos, museus, estádios, restaurantes e até empresas, através de imagens produzidas por satélite em 360 graus na horizontal e 290 na vertical.
Já, o Google Maps é o serviço de pesquisa que disponibiliza mapas e rotas e, hoje tem como maior concorrente, a ferramenta Waze. Além dos recursos básicos, a ferramenta possibilita programar o melhor horário para o trajeto, e traz benefícios que na grande maioria, são desconhecidos, como por exemplo, a localização dentro de construções. Se você se perdeu, e não consegue descobrir a saída, em alguns prédios aqui no Brasil é possível acionar a ferramenta e acessar o mapa interno.
Ou que tal viajar sem sair de casa? Faça um teste e acesse o Google Trecks e descubra os lugares mais ermos no planeta Terra, desde as montanhas do Nepal ao deserto do Saara.
8. O Escritório é a extensão de casa
O ambiente de trabalho dos escritórios do Google preza pelo bem-estar do funcionário. Por isso, a carga horária de trabalho pode ser interrompida com uma partida de videogame, imagem em ação ou até mesmo nos investimentos do banco imobiliário. Além disso, o escritório é equipado com máquinas de lavar roupas, sala de cochilo e redes para descanso, e as salas de reuniões possuem nomes divertidos: “Biscoito Globo”, “Homem Cueca” e “25 de Março”, são alguns deles.
Lá, os animais de estimação são bem-vindos e os funcionários podem levar os seus bichinhos para um passeio diferente no ambiente de trabalho.
Gostou, não é? Então saiba que, não existe idade para se tornar um estagiário do Google. Hoje, a empresa tem o estagiário mais velho, com 70 anos e o mais novo com 20 anos. Portanto, você já pode encaminhar o seu currículo, mas prepare-se para receber cerca de 2.500 e-mails diários no Gmail. Ufa! Mais um motivo para você não reclamar mais na meia dúzia de e-mails que recebe ao longo do dia.
E então, gostou? Não deixe de deixar sua opinião e sugestão aqui no nosso blog.